Aprenda em investir em Renda Fixa

dinheironotas

No mercado financeiro, Renda Fixa é o investimento em uma classe de ativos em que já é dimensionada no momento da aplicação a remuneração ou retorno de capital investido, bem como o prazo de investimento.

Os títulos de renda fixa podem ser classificados segundo dois critérios:

•  QUANTO AO TIPO DE EMISSOR DO TÍTULO, ENTRE PÚBLICOS (GOVERNO) E PRIVADOS (EMPRESAS);
•  QUANTO À RENTABILIDADE DO TÍTULO, EM PRÉ-FIXADOS E PÓS-FIXADOS.

Rendimentos pré-fixados são aqueles cuja rentabilidade (nominal) o investidor conhece antecipadamente, sendo a taxa de retorno da aplicação acertada no momento da aplicação.

Nas aplicações pós-fixadas o retorno (rentabilidade) da aplicação só é conhecido na data de vencimento do título, no entanto, sua rentabilidade é vinculada a algum tipo de indexador que varia de acordo com as oscilações das taxas de juros.

Podemos citar como investimento em Renda Fixa a:

CADERNETA DE POUPANÇA
CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)
TÍTULOS PÚBLICOS (LTN, LFT OU NTN)
DEBÊNTURES
FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Como investir em Renda Fixa?

O investimento pode ser feito diretamente em títulos de renda fixa, comprando debêntures, CDBs, LTNs, etc. Neste caso é necessária a abertura de uma conta em uma agente de custódia, ou você pode aplicar neste mercado indiretamente através dos vários tipos de fundos de investimento em renda fixa.

Renda Fixa: Pré-fixados ou Pós-fixados ou Indexados?

Os títulos pré-fixados são instrumentos que são favorecidos em ambientes com a inflação baixa, controlada e com a taxa de juros básica em queda.

Os títulos pós-fixados são, por sua vez, instrumentos favorecidos quando a taxa de juros básica está em elevação e com a inflação sob controle.

Já os indexados são indicados em situações em que a inflação está em alta.

Riscos

Os riscos envolvidos ao investir em Renda Fixa são os seguintes:

– Inadimplência do Emissor do título

Quem investe em renda fixa está comprando um Título de Dívida, ou seja, empresta dinheiro ao emissor do papel, que em troca lhe paga juros até a data de vencimento desse papel, quando ocorre o resgate do título.

Sobretudo quando os emissores dos títulos ficam inadimplentes e não conseguem pagar a dívida é quando o maior risco vinculado a estes títulos ocorre.

Este é o cenário que ocorreu com a Argentina em 2002 e o drama que vive as economias desenvolvidas atualmente, que se encontram em um limite de endividamento e não conseguem obter novos empréstimos sem que o mercado cobre uma taxa mais alta.

– Mudanças bruscas nas taxas de juros

Outro risco é quando há mudanças bruscas nas taxas de juros o que causa impacto nas cotações dos títulos. Isto acontece porque o preço dos títulos são preços de mercado e oscilam conforme as expectativas de juros pelos agentes financeiros.

Se for feita a venda dos títulos de forma antecipada, esta oscilação pode ser negativa, podendo gerar perdas financeiras. Esta troca de títulos gerando perdas é o mecanismo conhecido como marcação a mercado nos fundos de investimentos.

– Inflação

Ainda que não ocorra a perda nominal do capital, o valor investido na Renda Fixa poderá sofrer perdas no poder aquisitivo se a inflação no período do investimento for maior do que a rentabilidade conferida ao título investido.

– Desvalorização Cambial

O mundo está conectado e não adquirimos produtos exclusivamente em Reais. Apesar da boa saúde neste momento da economia brasileira, já tivemos no passado muito problemas econômicos, o que desvalorizava nossa moeda perante os pares mundiais, encarecendo a compra/importação de produtos cotados em outras moedas. A desvalorização cambial, portanto, gera um risco que deve ser considerado em seus investimentos.

Deixo aqui o link do curso gratuito da FGV de Como fazer investimentos –  Básico e Avançado. Excelente os cursos e você pode obter o certificado ao final do curso.

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Como-Fazer-Investimentos—Basico/OCWINVBEAD-01slsh2011-1/OCWINVBEAD_00/SEM_TURNO/355/

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/Como-Fazer-Investimentos—Avancado/OCWINVAEAD-01slsh2011-1/OCWINVAEAD_00/SEM_TURNO/2279

Fonte: Internet / Clube Vianna

Tomas Monteiro – Administrador Financeiro

maxresdefault

Anúncios

Publicado em outubro 9, 2015, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: