Alguns critérios que os investidores consideram ao avaliar uma Startup

Imagem
Algumas pessoas se perguntam o que leva os investidores a investir em uma startup e abaixo segue alguns critérios.
1. Nível de maturidade do projeto
Quanto mais maduro estiver o projeto, melhor. Ter um protótipo funcional é melhor do que ter apenas um conceito (ideia) ou um protótipo não-funcional, mas não é melhor do que ter um projeto que esteja em pleno funcionamento. O que pode acontecer é o seu projeto ser melhor do que outro, mas aí entram outros critérios. Cabem aqui, também, a quantidade de usuários utilizando o sistema (assinantes ou visitantes, dependendo do seu modelo de rentabilização), faturamento (se houver), diferenciação frente a concorrência, tempo de existência do projeto, dentre outros.
 
2. Equipe
Ter sócios técnicos é fundamental. A maioria dos investidores preferem start-ups que possuam pelo menos um cofundador que seja programador. Ele agrega muito mais valor ao projeto do que um programador contratado, pois geralmente se envolve muito mais. Quem melhor para cuidar do seu filho do que você mesmo, certo? Além disso, as chances de o projeto sair do papel sem aporte financeiro, recurso conhecido como bootstrapping, são muito maiores. Se você não sabe programar e não tem dinheiro para contratar um programador, provavelmente terá mais dificuldades para convencer um investidor.
 
3. Inovação
Quão melhor é a sua solução diante dos concorrentes, se houver? A barreira de entrada em função dessa inovação é alta? Qual é o universo de pessoas que serão impactadas pela sua solução? Qual o nível de dificuldade na sua implementação? O custo para implementá-lo é alto ou baixo? Vale lembrar que inovação e invenção não são sinônimos. É possível inovar sem ter que reinventar a roda.
 
4. Plataforma
E-commerce, social commerce, web ou mobile, automação (residencial ou comercial), jogos (online, mobile, consoles ou computador) são algumas das plataformas conhecidas (se não todas! Não me lembro de outras!). É importante ressaltar que nem todos os investidores investem em todas as plataformas. Tudo vai depender do quanto ele conhece do mercado, já que investidor não coloca apenas dinheiro no projeto.
5. Segmento de atuação
Que problemas você irá resolver e de quem? Pessoas físicas, jurídicas, governo, ONGs etc. Muita gente acha que quanto maior for o mercado, melhor. Isso nem sempre é verdade. Atuar em um nicho, principalmente um que você conheça bem, pode ser uma ótima escolha. Se você já atua há um bom tempo na área de moda, contabilidade ou jurídica, tente identificar um processo ou produto que possa ser melhorado e que resolva a vida dos profissionais ou empresas que atuem nesses segmentos. As chances de aceitação são muito maiores e é possível testá-las com pouco investimento ou nada. Tenha uma coisa em mente: no Brasil, há muitos problemas. Ou seja, há muitas oportunidades.
 
6. Apresentação
Existem diversas formas de apresentar seu projeto aos investidores. Você pode usar vídeos, apresentações de slides, fotos do protótipo do seu projeto, canvas, enfim, o que você quiser. O mais prático e aceito pelos investidores é o pitch deck (apresentação de slides). Capriche na apresentação e coloque apenas as informações mais relevantes.
Imagem
A seguinte frase:  “Don´t send for investors but.” Para quem não conhece os jargões do mundo das start-ups, e indo direto ao ponto, foque em seu projeto e não em uma apresentação de slides. Investidores valorizam (e muito!) pessoas com iniciativa, que fazem o que podem para fazerem as coisas acontecerem. Além disso, quanto mais maduro estiver seu projeto, mais poder de barganha você terá na hora de negociar a participação de um investidor.
Imagem
Fonte: Internet
Tomas Monteiro
Anúncios

Publicado em março 5, 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: