Como montar um escritório de consultoria

Como montar uma escritório de consultoria

Se você tem sólida experiência em sua carreira profissional e possui bons contatos, que tal montar um escritório de consultoria? Uma consultoria é muito importante para esclarecer as dúvidas e propor soluções eficazes aos problemas dos clientes que chegam ao escritório. Como consequência, os resultados devem acontecer rapidamente e é nessa hora que o conhecimento do empreendedor fará toda a diferença.

Os clientes irão até o seu escritório de consultoria para ter dúvidas, perguntas e problemas tratados, problemas esses relacionados com alguma atividade econômica ou área administrativa, jurídica, comunicacional, RH, entre outras. Quanto mais o profissional de consultoria conseguir gerar resultados para o cliente melhor será o desempenho do seu escritório.

Além disso, o consultor irá influenciar na tomada de decisões sobre o negócio do cliente, mesmo não tendo controle da situação diretamente. Esses conselhos irão definir o sucesso ou o fracasso do empreendimento do cliente. Mas para ter o próprio negócio, será preciso muito conhecimento e experiência por parte do empreendedor. Caso o empreendedor não tenha esses requisitos então é melhor adiar um pouco a ideia e só inciar com a certeza de que dará conta do recado, porque o consultor é muito cobrado por resultados.

O mercado de consultoria

Com o surgimento de novas empresas no mercado e com as mudanças aceleradas no mundo dos negócios,  a consultoria tem tido papel fundamental para auxiliar no processo de nascimento ou de reformulações de práticas de diversas empresas.

As inovações tecnológicas que vêm surgindo regularmente também geram dúvidas na cabeça de empresários. Como geralmente há dúvidas quanto à viabilidade de implantação de uma tecnologia e se esta será rentável ou não, então é uma oportunidade para a consultoria fornecer informações para que o empreendedor tome sua decisão.

A consultoria também pode ser voltada para a otimização de processos dentro das empresas, tais como, melhorar o fluxo de informação na organização, reformular uma política de RH, mudar o sistema de gestão administrativa, repensar as estratégias de imagem ou de marketing da empresa, entre muitas outras opções.

A segmentação para o seu escritório de consultoria pode se estender a diversos ramos de atuação, caso queira trabalhar com uma equipe de consultores. Como há diversas empresas e pessoas que atuam em diferentes segmentos, então o mercado para o consultor é muito grande.

Localização e estrutura do escritório de consultoria

Para montar o seu escritório de consultoria é muito importante ter um local para poder fazer reuniões e atender aos clientes com conforto. Apesar disso, em alguns casos, é o consultor que vai até a empresa do cliente para as reuniões.

Entretanto, pense em um local onde possa trabalhar com atenção e ao mesmo tempo, que tenha espaço para reuniões. A estrutura deve ser ampla para comportar um recepção com secretária, os escritórios, sala de reunião, banheiro e um pequena copa. Mas tudo vai depender se o empreendedor irá atuar sozinho e aí, uma sala com 40 metros quadrados é suficiente, ou ao lado de outros profissionais, necessitando, ao menos, do dobro de espaço para mais salas. Para ter um resultado melhor, faça um layout que resulte em conforto e praticidade com ajuda de um arquiteto que crie um espaço funcional com aparência profissional.

Além disso, o local onde será instalado o seu negócio deve estar o mais perto possível dos grandes centros comerciais ou em um local perto dos clientes em potencial. É importante que o local tenha fácil acesso e se possível, ofereça espaço de estacionamento próximo.

Legalizando o negócio

O fato de prestar serviços para pessoas e empresas faz com que o funcionamento do seu escritório de consultoria necessite ser regularizado como empresa. Durante o planejamento e execução do projeto, é preciso ir em cartório para abrir firma e obter o CNPJ, registro na junta comercial e na prefeitura do município para obtenção do alvará de funcionamento, cadastro na Secretaria Estadual da Fazenda e na Caixa Econômica Federal (INSS, FGTS dos funcionários) e vistoria do corpo de bombeiros.

É importante também visitar a prefeitura do seu município para a verificação de documentos e questões relativas ao local que estiver alugando ou comprando. Assim, o empreendedor poderá evitar problemas futuros sobre a a situação de legalidade do imóvel.

Organização do processo produtivo

A maneira como funciona o processo produtivo de um escritório de consultoria é basicamente intelectual com aplicações práticas. Teoria e prática estão muito alinhadas e convergem pela busca do melhor resultado para o cliente e para o seu escritório de consultoria. Veja a seguir algumas etapas desse processo.

Uma das primeiras etapas para o processo produtivo depois de montar o seu escritório de consultoria é a conquista de novos clientes, seja por meio de contato com sua rede profissional, de divulgação publicitária, de visitas à empresas ou outros meios;

Divulgada a sua empresa de consultoria, começa o contato com o cliente. Após esse contato e havendo o pedido por parte cliente, é hora de redigir e fechar o contrato de serviços. Em seguida, uma pré-análise das necessidades do cliente é feita para entender e buscar soluções para o caso.

Depois disso, seguem vários procedimentos como citados a seguir:

  • Criação do contrato de consultoria
  • Aprovação do contrato
  • Investigação e análise dos fatos
  • Proposições de soluções para os clientes
  • Instalações de procedimentos para os clientes
  • Recebimento pelos serviços prestados

Sua empresa poderá ter todos os procedimentos citados ou até mais; tudo vai depender do modo como desenhou os procedimentos de sua empresa. Não há uma sequência padrão e o que conta mesmo são os resultados obtidos na prática.

Investimento necessário

Na hora de fazer o cálculo do investimento para montar o seu escritório de consultoria, pense em cada item e liste para não se esquecer depois. Obtenha o valor de investimento para cada item e vá somando, por meio de planilhas eletrônicas.

Veja alguns itens que poderão ser incluídos nesta listagem:

  • Aluguel ou compra do imóvel
  • Regularização da empresa
  • Contratação de um arquiteto para o projeto
  • Contratação de secretária e outros consultores
  • Compra de móveis e objetos diversos para o escritório
  • Equipamentos de informática e papelaria
  • Despesas com luz, água, telefone, Internet e funcionários
  • Capital de giro para manter o negócio

Quanto melhor conseguir simular o funcionamento de sua empresa com um planejamento antes da inauguração de seu escritório de consultoria melhor serão as chances de seu negócio obter sucesso na área.

Você tem experiência na sua área profissional? Pode ser  a hora de montar o seu próprio escritório de consultoria.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

Fonte: Novo Negócios

Anúncios

Publicado em fevereiro 3, 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: