Como planejar um orçamento domestico

Imagem

Para quem quer economizar, poupar ou até mesmo investir, deve começar elaborando um orçamento domestico mensal. Saber planejar e acima de tudo ter disciplina, para controlar melhor os gastos.

Montar uma planilha é essencial para poder observar melhor os gastos, ter o controle semanal e mensal das despesas, podendo assim estabelecer planos futuros e poder planejar uma viagem, compra de um carro, reformar a casa, sem ao menos comprometer o orçamento.

Logo abaixo vemos algumas dicas importantes para se montar uma planilha de orçamento eficaz para controlar melhor seus gastos.

1)   Liste todas as despesas fixas, aquelas com gastos permanentes, como aluguel, condomínio, IPTU, escola das crianças, água, luz, financiamento de carro, internet, telefone e valores de compras parceladas.

2)   Coloque o valor da renda mensal da família, assim como os valores de todos aqueles que contribuem para a casa.

3)   Liste despesas como presente para os filhos, passeios, celular, previdência, seguro.

4)   Utilize o extrato, recibo dos pagamentos feitos no débito e discrimine gastos como cinema, restaurantes, saques com cartão, supermercado, etc.

5)   Separe um valor para emergências, pois podem ocorrer imprevistos como algum problema a ser reparado no carro, botijão de gás, vazamento de torneiras ou tubulações, médico, dentista, entre outros.

6)   Revise seus gastos e veja se é possível reduzir algumas coisas, como o seu plano de celular, plano de internet, de TV por assinatura, para algo que seja mais econômico.

7)   Último passo é calcular todos os gastos e despesas e subtrair da renda familiar, se for positivo muito bem, já pode começar a poupar, investir ou planejar suas férias, caso negativo tente rever o que pode ser reduzido da lista e procure alguma solução em curto prazo.

Algumas dicas que podem ajudar a manter o orçamento domestico no positivo:

Tente não comprar por impulso, compre realmente o que for necessário, pague em dia as parcelas dos boletos para evitar juros, economize energia, não deixe nada ligado sem necessidade, verifique se não há vazamentos e se as torneiras estão bem fechadas. Faça ao máximo para não exceder o limite do cheque especial, tente pagar suas compras a vista, se parcelar evite parcelas muito longas, se utiliza cartão de crédito pague as parcelas em dia, pois as taxas de juros são bem elevadas.

Thomas Monteiro

Consultor Financeiro

Imagem

Anúncios

Publicado em novembro 18, 2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: