Alimentos que ajudam a prevenir gripes

Hoje em dia com essas mudanças de temperaturas constantes, é necessário estar sempre alerta a possíveis perigos causados por bactérias e uma das mais comuns é a gripe e resfriados, apesar de muitas vezes a gripe ser confundida com resfriado, sendo que a gripe é mais forte que o resfriado, pois causa, dor de cabeça, febres altas, tosse, fadiga, dor de garganta, náuseas e vômito, especialmente em crianças.

Causada pelo Vírus ARN da  família Orthomyxoviridae (dos vírus influenza). O nome influenza vem da língua italiana, e significa “influência” (em latim, influentia).

Mas existem alimentos que auxiliam o combate a gripe, devendo ser ingerido diariamente, melhorando os anticorpos ao combate dessas bactérias.

Mesmo já estando doente esses alimentos são essenciais para a recuperação, juntamente com uma dieta balanceada, podendo assim colaborar para o tratamento.

Abaixo segue alguns alimentos que são de grande importância, assim como seus benefícios contra a gripe.

Imagem

Fortalece o sistema de defesa do organismo. Além disso, previne e melhora problemas respiratórios, como resfriados e gripes, devido ao seu poder antioxidante, ou seja, de proteger as células. O chá feito com gengibre, por exemplo, tem ação anti-inflamatória.

Imagem

As bactérias contidas neste alimento são responsáveis pela manutenção de uma flora intestinal normal e evitam o crescimento de micro-organismos indesejáveis que causam doenças.

Imagem

Também colabora com a resistência do organismo, já que possui o ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do corpo.

Imagem

Possui uma substância chamada alicina, potente para prevenir resfriados, por exemplo, e outras doenças infecciosas.

Imagem

Esta fruta ajuda na absorção da vitamina C, nutriente que protege as células. A casca tem grande concentração de pectina, um tipo de fibra importante para manter o equilíbrio da flora intestinal.

Imagem

Pode ter um gosto ruim para alguns, mas é rica em selênio, que tem função anti-inflamatória, exatamente como o azeite de oliva e a mostarda, compostos por vitamina E.

Imagem

Cenoura, beterraba, espinafre, couve, melancia, mamão, manga e abóbora são outras opções para uma dieta balanceada. Estes alimentos ativam o sistema imunológico. Usá-los em sucos é uma boa tática para ingerir nutrientes importantes com tranquilidade.

Imagem

Também reforçam a defesa do organismo, principalmente com a gripe, pois têm alta concentração de vitamina C. Assim como o limão, laranja lima, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são bons para deixar seu corpo preparado.

Imagem

Contém substâncias que agem como antibióticos naturais. Uma dica é usar o mel para adoçar chás e sucos como substituição do açúcar.

Imagem

Este tipo de chá é rico em antioxidantes, ou seja, protegem as células do organismo, o que fortalece o sistema imunológico.

Tomas Monteiro

Anúncios

Publicado em setembro 23, 2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: